ORIGEM
O povoado do Tambor originou-se de uma planta com o mesmo nome, a qual se encontrava fixada no centro do atual povoado. Ao lado do pé de Tambor ali morava um senhor idoso chamado “PAI TAMBOR”. As pessoas que ali passavam combinavam em pernoitar na casa de Pai Tambor(pessoa conhecida de todos). Ao lado da casa foram construídas outras e logo formou-se o povoado.
Os habitantes do povoado, combinaram em cortar o Pé de Tambor, para construir a capela sobre a invocação de Nossa Senhora da Conceição. Em homenagem ao pé de tambor, os habitantes colocaram o nome do povoado de “POVOADO DO TAMBOR”.
O tempo foi passando, e por volta de 1916, formou-se uma feira no povoado dando um grande impulso ao comércio daquela localidade.
Os Batistas e Guerras eram famílias de maior situação financeira daquela localidade. Abriram casas comerciais no centro do povoado e os habitantes das localidades vizinhas lá faziam suas compras. Em 1920, o Senhor Manuel Eliotério, armou as tesouras e andaimes para levantar a igreja de Nossa Senhora da Conceição tendo a ajuda dos moradores local. Nesta mesma época Surubim também criou uma feira e os comerciantes di Tambor fixaram residência no distrito de Surubim.
Com a emancipação da Vila Surubim em 11 de setembro de 1928 do Município de Bom Jardim a feira de Surubim se desenvolveu enquanto as do Tambor e Mata Virgem perderam “Fôlego” e os Mascates se transferiram para a feira da cidade de Orobó.
A ESCOLA DO TAMBOR
A Escola São José foi construída pelo prefeito de Surubim, Dr. Dídimo Gonçalves Guerra, com o objetivo de atender aos estudantes daquela região que muitas vezes terminavam o curso primário e ficavam sem estudar por não ter condições financeiras para ingressar no curso primário e também ginasial.
TAMBOR ATUAL
Após o plebiscito de Vertente do Lério o povoado do Tambor foi elevado a categoria de Distrito do Município de Vertente do Lério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário