O telecentro Comunitário de Vertente do Lério foi implantado no Município pela Prefeitura Municipal em, na gestão da Prefeita Dra. Wélita Sales, em parceria com o Ministério das Comunicações. O mesmo encontra-se instalado em sala da ESCOLA JOSÉ BATISTA DE SOUZA sendo os seguintes equipamentos mantidos pela Prefeitura Municipal: 10 computadores com acesso a internet de alta velocidade, 01 impressora a laser e um projetor de slides.
Os Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no telecentro, destacam-se:
- Uso livre dos equipamentos;
- Acesso à internet;
- Cursos de informática básica;
- Curso de navegação na internet;
- Uso preferencial de softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do Governo Federal;
- Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis no telecentro;
- Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações);
- Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento;
- Oficinas de alfabetização digital;
Em março de 2010 foi dado início ao curso básico de informática, com aulas aos sábados de 13:00 às 16:00 ministradas pelo instrutor Cristóvam Filho. Inicialmente foram matriculados 24 alunos sendo que destes 18 alunos encontram-se aptos a receber os certificados no próximo domingo dia 26 de dezembro de 2010.
Esta é, sem dúvida, uma grandes lutas travadas pela atual Administração Municipal, objetivando a inclusão social e digital da população de Vertente do Lério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário